Quarta-feira (16/03) – 11º dia de greve
Após uma segunda-feira de pressão na Câmara de Vereadores, que tenta fazer uma intermediação para extrair uma resposta da prefeita Adeliana Dal Pont, a categoria recebeu uma proposta ultrajante na assembleia geral da terça-feira (15/03).
Apesar da inflação maior que 11%, a proposta do Executivo foi de 6% de reajuste, parcelado em duas vezes: 4% em maio, os 2% restantes apenas em outubro. A assembleia rejeitou de forma unânime essa proposta!
O surgimento da primeira proposta coloca nossa luta em um novo momento. A prefeita Adeliana não pode mais ignorar a greve. Com isso, se estabelece uma contagem regressiva para se chegar a um acordo.
As tentativas do Executivo em impedir os atos ou decretar a ilegalidade da greve podem prosseguir, mas perdem ainda mais legitimidade frente à demonstração de que a Prefeitura está respondendo a mobilização.
Nesse momento, nossos debates precisam responder à pergunta: como podemos arrancar uma boa proposta?
Para entrar com força na negociação, é preciso um sinal claro e inequívoco da categoria a respeito das condições mínimas para negociar, ou seja, qual é o limite abaixo do qual não nos entregaremos de forma alguma. Um limite que seja realista com nossa força de mobilização, mas pelo qual valha a pena lutar.
O reajuste salarial referente à inflação é algo do qual não podemos abrir mão. Qualquer coisa abaixo disso é aceitar a desvalorização direta de nossas profissões. Qualquer coisa abaixo disso é aceitar que a crise seja paga por nós, trabalhadoras e trabalhadores, em vez de recair sobre os patrões e gestores, ou seja, os próprios responsáveis pelos rumos de nossa economia, de nossa política e de nossa cidade.
—
Hoje temos ato em frente à Prefeitura de São José às 17h. Ainda é tempo para a mobilização de companheiras e companheiros que não aderiram à greve nem participaram das atividades. Uma demonstração de nossa força enquanto categoria, nesse momento, é fundamental para arrancar uma proposta digna!
Amanhã, quinta (17/3), temos nova Assembleia Geral, às 14h, no Teatro Multiuso.
Foto: Assembleia de terça (15/03) – Sintram SJ